Nos últimos 3 textos explicamos
mais sobre o conceito do treinamento tridimensional ou 3D training e falamos
sobre a importância dessa forma de treinamento tanto para quem é um atleta de
ponta, quanto para uma pessoa normal. Agora vamos falar um pouco como que funciona
uma aula 3D.
Uma aula não é apenas uma
coletânea de bons exercícios que farão você suar, escolhidos aleatoriamente. A
seleção dos exercícios deve ter um propósito! Afinal, você já viu alguém
construir uma casa começando pelo revestimento e acabamentos internos?
Nossas aulas têm partes bem
definidas e cada uma com o seu objetivo. São elas:
1-Preparação o movimento
2-Aquecimento dinâmico
3-Parte principal, dividida em
Bloco 1,2 e 3.
Exatamente pensando nessa lógica
da construção da casa, a primeira parte da aula é uma das mais importantes... e
a que menos é valorizada nos programas convencionais de atividade física, o
aquecimento!
Para nós, o aquecimento vai muito
mais além do que apenas se alongar por poucos segundos. Nosso aquecimento se
divide em duas partes; preparação do movimento e aquecimento dinâmico.
Você já viu uma casa ser
construída sem antes haver uma preparação do terreno? Deixar o terreno pronto
para a construção é fundamental para que nada saia errado lá na frente.
Exatamente isso que fazemos, preparamos o terreno!
Na preparação do movimento,
usamos técnicas de mobilização articular com o intuito de devolver o máximo de
movimento para uma determinada região. Usamos uma série de exercícios focados
em cada conjunto articular, isoladamente, sempre pensando na função que aquela
articulação deveria conquistar para treinar com segurança.
O aquecimento dinâmico é a hora
que usamos para apresentar ao corpo novas formas de se movimentar, integrando o
corpo de maneira dinâmica e tridimensional.
Lembra no texto passado que eu
falei sobre o marido da aluna que travou as costas vestindo as calças? Pois é,
apresentar essas novas formas de se movimentar é um processo bem tranquilo que
fazemos sempre com o máximo de cuidado. Cada aluno vem com uma bagagem de
movimento, e isso é levado em consideração todo o tempo. Aqui falamos que tudo
o que fazemos tem uma opção de progressão (apresentar opções mais complexas
para quem já tem um nível bom) e regressões (simplificar o movimento para
adequar ele ao nível atual do cliente). Logo, mesmo em uma aula em grupo, cada
cliente tem sua adaptação para atender o seu nível atual e, com isso, podemos
progredir sempre com segurança.
Espero que estejam gostando! No
próximo texto falaremos sobre o bloco 1 da parte principal do treino 3D.
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